domingo, 19 de junho de 2011

Maminha recheada


Maminha recheada aos legumes
Foto: Explicitus Gourmet
INGREDIENTES:
- 01 maminha grande +-1250 gramas;
- Linguiça calabresa;
- Tiras de bacon;
- Tiras de queijo provolone;
- 02 cenouras médias;
- 03 tomates grandes;
- 02 batatas médias;
- 03 pimentões verdes pequenos;
- 02 cebolas médias;
- 02 dentes de de alho;
- 01 ramo de tomilho;
- 01 ramo de alecrim;
- 01 tablete de caldo de carne;
- Sal e pimenta a gosto.
MODO DE PREPARO:
Os legumes são os de sua preferência. Escolha uma maminha grande e não muito magra. Para o recheio tiras de bacon, queijo provolone e calabresa.

Faça um corte na maminha pela parte mais grossa, tomando o cuidado para não separar as partes, recheie colocando o queijo provolone entre o bacon e a calabresa. Frite a maminha com o alho em azeite quente.
Acrescente um pouco de água e os legumes para cozinhar, inteiros ou em pedaços grandes, com caldo de carne e os ramos de tomilho e alecrim. Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem bem cozidos e quase desmanchados. Transfira para um prato adequado e finalize com o próprio molho. Sirva com arroz branco ou ao curry.
Rendimento: 04 a 06 porções.
Dica: Experimente assada ou com picanha.




domingo, 5 de junho de 2011

Paella de frutos do mar


Foto: Explicitus Gourmet
Breve histórico:  A Paella surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, situada na costa leste, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes típicos do campo, tais como carne de caça, principalmente coelhos e lebres, legumes da estação e as sobras que possuíam. O ingrediente que mais caracteriza a Paella é o açafrão - especiaria retirada de flores, que dá ao arroz o colorido amarelado. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época. Usavam para cozinhar uma panela redonda, raza, com 2 alças, a qual chamavam de "Paella". O formato facilitava o cozimento do arroz e dos ingredientes, por ficarem distribuidos por igual. Atualmente esta panela também é conhecida como "paellera", principalmente para diferenciar o utensílio do prato.
Passado o tempo e com a difusão da paella pelo litoral foram acrescidos outros ingredientes, principalmente os frutos do mar. Hoje, há uma diversidade de receitas e a Paella Valenciana passou a ser um prato misto, composto de carnes e frutos do mar.
Há diversas receitas, mas a autêntica paella valenciana é a união de vários alimentos característicos da região: arroz, frango, coelho, pato, feijões em vagem, tomate, azeite e açafrão. Ocasionalmente pode se adicionar alcachofras e caracois, alguns também adicionam ervilhas.
O nome Paella vem do latim "Patella", espécie de bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocadas as oferendas aos Deuses, em rituais de fecundação da terra. Dizem, alguns, que o nome surgiu do hábito dos camponezes, que após longos períodos no campo, ao chegarem saudosos das suas esposas preparavam esse delicioso prato "Para ella".
A pronúncia é muito discutida, os mais puristas pronunciam "paelha" devido ao fato de que os espanhóis assim o fazem, porém em muitos países de língua espanhola, como Uruguai e Argentina por exemplo, pronuncia-se "paeja", visto que pronunciam de maneira diferente o "doble L". Seja como for a pronúncia que você adotar saiba que a paella é um prato especial, de dar água na boca pelo seu visual incrível, sabor requintado e elaborada técnica de preparo.

INGREDIENTES:
- 250 gramas de camarão médio;
- 250 gramas de lula em anéis;
- 250 gramas de mexilhão;
- 250 gramas de polvo picado;
- 250 gramas de filé suíno ou lombo;

- 250 gramas de frango (+- um peito);
- 08 unidades de lagostim ou camarões pitu;
- 06 colheres (sopa) de azeite;
- 02 dentes de de alho;
- 03 xícaras de arroz (gosto de usar parboilizado);

- 01 cebola média picada;
- 01 pimentão vermelho;
- 01 pimentão verde;
- 01 pimentão amarelo;
- 01 maço pequeno (50 gramas) de salsinha e cebolinha verde picadas;
- 02 colher de café de de açafrão (use mais se necessário para apurar a cor);
- Sal e pimenta a gosto.


MODO DE PREPARO:

Foto: Explicitus Gourmet
Pique as carnes em pedaços de uns 2 cm, salgue e coloque para fritar com a cebola e o alho picados, na paellera previamente aquecida com o azeite.  
Foto: Explicitus Gourmet




Frite até dourar e acrescente os frutos do mar e os pimentões picados (metade de cada, reserve as outras metades para finalizar). Deixe cozinhar por uns 10 minutos para soltar os sumos que darão sabor à paellha.


Foto: Explicitus Gourmet
Acrescente o arroz e água fervente na proporção de 3:1. Acrescente o sal, a pimenta e o açafrão, misture e prove, corrija o sabor e a cor, caso necessário, e deixe cozinhar até quase secar o arroz.

Coloque os lagostins na paellera para cozinhar e tampe por uns 5 minutos. Finalize com os lagostins, tiras de pimentão e salsinha e cebolinha picadas.
Leve à mesa na paellera.
Rendimento: 10 a 12 porções.
Dica: Acrescente uma lata de ervilhas cinco minutos antes de finalizar.
 
Foto: Explicitus Gourmet