segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Paella campeira (Riograndense)


 

Foto: Explicitus Gourmet
A Paella surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência (ver histórico na receita de paella de frutos do mar), com o passar dos anos foi recebendo adaptações ao redor do mundo. O gaúcho com sua criatividade também foi adaptando a receita original e usando produtos da terra ou comuns à sua culinária, criou a receita da paella campeira, paella riograndense ou paella gaudéria, como chamam alguns. Esse prato é bem fácil de preparar e tem a "cara" do gaúcho. Talvez pela leve semelhança com o carreteiro, ou arroz de carreteiro, como é conhecido no resto do Brasil, a paella campeira caiu no gosto do gaúcho e, embora ainda não tenha a mesma popularidade do carreteiro tem uma aceitação muito grande e sempre rende bons papos à volta do fogão, principalmente à lenha.
Foto: Explicitus Gourmet
INGREDIENTES:
- 400 gramas de alcatra bovina ou coxão de dentro;
- 400 gramas de filé suíno ou lombo;
- 400 gramas de filé de frango;
- 400 gramas de linguiça;
- 400 gramas de linguiça calabresa;

- 400 gramas de coração de galinha;
- 100 gramas de ervilhas congeladas;
- 06 colheres de azeite extra virgem;
- 02 dentes de alho;
- 03 xícaras de arroz (gosto de usar parboilizado);
Foto: Explicitus Gourmet
- 01 cebola grande picada;
- 01 pimentão vermelho;
- 01 pimentão verde;

- 01 pimentão amarelo;
- 03 tomates cortados em pedaços médios;
- 01 maço pequeno (50 gramas) de salsinha e cebolinha verde picadas;
- 02 colheres de café de de açafrão (use mais se necessário para apurar a cor);

- Sal e pimenta a gosto.
MODO DE PREPARO:

Foto: Explicitus Gourmet
Pique as carnes em pedaços de uns 2 cm, salgue e coloque para fritar na paellera com o azeite bem quente, coloque as carnes uma a uma na seguinte ordem: primeiro o frango depois a carne de porco, as linguiças, a carne de rês e o coração. Depois de fritas as carnes devem ser afastadas para as bordas da panela liberando o centro para a carne seguinte. Algumas pessoas preferem colocar o coração primeiro, pois o mesmo desidrata bastante e se colocado ao final o mesmo fica cozido e não frito, já colocado no início e com o tempo necessário para a fritura das outras carnes o mesmo pode ficar seco e um pouco duro. Depois de fritas as carnes acrescente o alho, a cebola, os pimentões e o tomate picados. Refogue bem e acrescente o arroz e água fervente na proporção de 3:1. Acrescente o sal, a pimenta e o açafrão, misture e prove, corrija o sabor e a cor, caso necessário, e deixe levantar fervura e cozinhe em fogo médio até cozinhar o arroz, vá acrescentando água caso necessário. Antes do arroz secar por completo distribua as ervilhas por cima e deixe cozinhar. Finalize com tiras dos pimentões e/ou  salsinha e cebolinha picadas. Leve à mesa na paellera.
Foto: Explicitus Gourmet
Rendimento: 12 a 15 porções.
Dica: Acrescente dois ou três cubos de caldo de carne ou galinha.

domingo, 18 de setembro de 2011

Entrecot com ervas

Foto: Explicitus Gourmet

Não raro estamos em casa no fim de semana, feriado ou outro dia qualquer e não sabemos o que comer. O dia não está dos melhores para sairmos. O que fazer? Simples, chame a família, o(a) namorado(a) pra cozinha e vamos à diversão. Uma alternativa deliciosa e prática é uma boa carne para comer aperitivando, sem formalidades. Hoje vou apresentar a receita de um entrecot com ervas, fácil e deliciosa.
O entrecot ou filé da costela como é conhecido na maior parte do Brasil, é um corte de carne bovina localizado próximo às costelas. Muito usado por nossos vizinhos do pampa, argentinos e uruguaios, esse corte vem ganhando espaço no Brasil e já é um sucesso entre nós no sul do Brasil. Bem preparado garante suculência e sabor inigualáveis.
Foto: Explicitus Gourmet
INGREDIENTES:
- 02 peças de entrecot (+- 0,5 kg);
- 1/4 de xícara de manjericão fresco;
- 1/4 de xícara de tomilho fresco;
1/4 de xícara de salsinha fresca;
- 02 colheres (sopa) de azeite extra virgem;
- 1/2 pimenta dedo de moça;
- Sal grosso (moído);
- Pimenta do reino a gosto.
MODO DE PREPARO:


Foto: Explicitus Gourmet
Em uma tábua de carne disponha as peças de carne e salpique com o sal e a pimenta do reino, pique as ervas e a pimenta dedo de moça e esfregue-as na carne, deixe marinando por meia hora. Em uma frigideira com o azeite bem quente coloque as peças de entrecot para selar, deixe aproximadamente de 2 a 4 minutos de cada lado, isso ajudará na preservação da suculência da carne. Reserve o sumo que ficar na frigideira. Em uma assadeira coloque as peças de entrecot e leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta. Asse por uns 40 minutos virando a carne na metade do tempo. Tome cuidado para que o entrecot não fique passado, a carne deve ficar dourada por fora e rosada por dentro. Retire do forno e recoloque na mesma tábua que utilizou para preparar a carne. Finalize com   pedaços de pão e o sumo reservado na frigideira. Saboreie em pedaços pequenos e absorvendo o sumo com o pão. Além de extremamente saboroso esse prato servido na tábua confere informalidade e personalidade ao mesmo.

Rendimento: 02 a 04 porções.
Dica: Experimente com picanha.

Foto: Explicitus Gourmet