domingo, 18 de setembro de 2011

Entrecot com ervas

Foto: Explicitus Gourmet

Não raro estamos em casa no fim de semana, feriado ou outro dia qualquer e não sabemos o que comer. O dia não está dos melhores para sairmos. O que fazer? Simples, chame a família, o(a) namorado(a) pra cozinha e vamos à diversão. Uma alternativa deliciosa e prática é uma boa carne para comer aperitivando, sem formalidades. Hoje vou apresentar a receita de um entrecot com ervas, fácil e deliciosa.
O entrecot ou filé da costela como é conhecido na maior parte do Brasil, é um corte de carne bovina localizado próximo às costelas. Muito usado por nossos vizinhos do pampa, argentinos e uruguaios, esse corte vem ganhando espaço no Brasil e já é um sucesso entre nós no sul do Brasil. Bem preparado garante suculência e sabor inigualáveis.
Foto: Explicitus Gourmet
INGREDIENTES:
- 02 peças de entrecot (+- 0,5 kg);
- 1/4 de xícara de manjericão fresco;
- 1/4 de xícara de tomilho fresco;
1/4 de xícara de salsinha fresca;
- 02 colheres (sopa) de azeite extra virgem;
- 1/2 pimenta dedo de moça;
- Sal grosso (moído);
- Pimenta do reino a gosto.
MODO DE PREPARO:


Foto: Explicitus Gourmet
Em uma tábua de carne disponha as peças de carne e salpique com o sal e a pimenta do reino, pique as ervas e a pimenta dedo de moça e esfregue-as na carne, deixe marinando por meia hora. Em uma frigideira com o azeite bem quente coloque as peças de entrecot para selar, deixe aproximadamente de 2 a 4 minutos de cada lado, isso ajudará na preservação da suculência da carne. Reserve o sumo que ficar na frigideira. Em uma assadeira coloque as peças de entrecot e leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta. Asse por uns 40 minutos virando a carne na metade do tempo. Tome cuidado para que o entrecot não fique passado, a carne deve ficar dourada por fora e rosada por dentro. Retire do forno e recoloque na mesma tábua que utilizou para preparar a carne. Finalize com   pedaços de pão e o sumo reservado na frigideira. Saboreie em pedaços pequenos e absorvendo o sumo com o pão. Além de extremamente saboroso esse prato servido na tábua confere informalidade e personalidade ao mesmo.

Rendimento: 02 a 04 porções.
Dica: Experimente com picanha.

Foto: Explicitus Gourmet










Nenhum comentário:

Postar um comentário