sábado, 30 de julho de 2011

Salmão assado com ervas finas

Salmão com ervas finas
Foto: CyberCook
Comer peixe é sempre um prazer. Seja qual for o peixe e a forma de preparo sempre teremos adeptos. O salmão que até pouco tempo estava distante da mesa do brasileiro hoje começa a ganhar espaço.
Como fonte alimentar para os humanos, destaca-se por ter alto teor de ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. O salmão é muito usado na culinária japonesa no preparo do sashimi, sendo servido cru, com wasabi e shoyu. Os japoneses são seus maiores apreciadores, embora a cultura tenha se espalhado muito. Nessa receita a sofisticação dos temperos garante a delicadeza do sabor do salmão.
Foto: Explicitus Gourmet
INGREDIENTES:
- 01 filé de salmão (+- 1,5 kg);
- 1/4 de xícara de manjericão fresco;
- 1/4 de xícara de sálvia fresca;
- 1/4 de xícara de tomilho fresco;
- 1/4 de xícara de hortelã fresca;
1/4 de xícara de alecrim fresco;
- 02 colheres (sopa) de alcaparras;
- 02 colheres (sopa) de azeite extra virgem;
- 01 xícara de sal grosso;
- Suco de um limão;
- Pimenta do reino a gosto.
MODO DE PREPARO:
Foto: Explicitus Gourmet
Em um processador ou mixer coloque as ervas e o sal grosso, triture até a textura que mais lhe agradar (moído fino ou médio), reserve. Coloque o filé em uma assadeira com a pele para baixo e tempere com o suco de limão a pimenta do reino e as ervas moídas (+- 2 colheres da mistura). Espalhe as alcaparras e deixe marinar por 1 hora. Antes de assar regue o filé com azeite, cubra a assadeira com papel laminado e leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta. Baixe o fogo para 210 - 240°C e asse por uns 20 minutos e retire o papel laminado para dourar, por mais 10 minutos. Tome cuidado para que o filé não fique seco. Finalize com   ramos de alecrim, folhas de hortelã e limão cortado em gomos. Sirva acompanhado de arroz branco.

Rendimento: 04 a 06 porções.
Dica: Experimente grelhado. Gosta de alho? Moa três dentes de alho junto com as ervas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário